Estes ateliers irão acompanhar os primeiros relacionamentos sociais da criança. Serão desenvolvidos por uma Educadora Waldorf e uma Fada ajudante.
Numa grande sala com muita luz natural e um grande espaço exterior para explorar, a criança poderá despertar através de atividades rítmicas, canções, jogos de roda e muitos materiais naturais.

Atividades do dia
2ª feira | Pão caseiro
3ª feira | Yoga Baby
4ª feira | Pintura
5ª feira | Modelagem
6ª feira | Descobertas no Jardim


Atividades
Yoga Baby com música
Nestas manhãs brincamos, dançamos, espreguiçamos e fazemos muitas aventuras, cheias de musica e ritmo com o Yoga.
Com leveza e respeitando os ritmos de cada criança, vamos florescendo em cada uma, a beleza do movimento fluido e divertido. Terminamos sempre com momentos calmos e de contemplação.
O método Yoga Baby da Escola Sunshine Yoga envolve alguns principios do yoga com os fundamentos da pedagogia Waldorf, indo ao encontro da fluidez do ritmo diário.
Aguarela
Nas manhãs das Artes a pintura em aguarela ganha um especial interesse.
Este tipo de tinta é o mais adequada para as crianças. A aquarela usada é feita de pigmentos naturais, as tintas usadas são líquidas e a folha húmida Este detalhe faz com que as cores ganhem um movimento, quase uma dança no papel, que é observada com atenção e enlevo pelas crianças. A atividade de pintura em aguarela acaba por proporcionar às crianças a descoberta de inúmeras cores que surgem quando há o encontro das cores primárias e secundárias, despertando a sua curiosidade e a sua admiração pelas incríveis possibilidades de tons.

Modelagem
Modelar a quente e aromática cera de abelha é experimentar a arte através de todos os sentidos, pois alem da cor e da consistência tem um cheirinho agradável de mel. O calor das mãos derrete a cera e a torna maleável e quando a cera endurece, a luminosidade e brilho fino permanecem. As pequenas obras de arte mantem a sua beleza e charme e podem ser reformuladas novamente.

Descobertas no Jardim
Descobertas e brincadeiras que só poderão ser feitas no exterior como jardinagem, horta, trabalhos de lavagem de tecidos, lavagem da lã, bolas de sabão gigantes, descoberta dos elementos da estação, moínhos de vento, etc. Todas as 6ª feiras será sempre uma boa surpresa quando chegamos ao nosso terraço.

Pão Caseiro
Fazer pão com as crianças é uma das rotinas semanais e tem o potencial de tecer muitos dos aspectos importantes da vida, reforçar as suas competências e habilidades práticas e aproveitar sua energia abundante. Toda a envolvência em fazer o pão, as suas receitas, histórias, canções e poemas tem a capacidade de educar as crianças e apoiar o seu desenvolvimento saudável.
Ao fazer pão a criança sente a compreenção de um todo. Quando cada passo é visivelmente ligado com o que aconteceu antes, uma verdadeira compreensão da conexão surge. É importante para as crianças verem o resultado do seu trabalho. Misturando a farinha com a água e fermento, vão amassar a massa para depois cozer no forno. Enquanto coze o cheirinho delicioso a pão quente espalha-se pela nossa casa e no final comem o pão feito pelas suas mãos. Como presente ainda levam um bocadinho para as suas casas.